SÁB, 30 JAN 10h30-18h00 // Workshop “PASSADO PRESENTE: trabalhar com memórias”

No próximo Sábado, 30 de Janeiro, será realizado no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) o workshop “PASSADO PRESENTE: trabalhar com memórias” que, com curta duração, sintetiza vertentes do tema extenso da memória; como trabalhar com memórias nas ciências sociais e noutros quadrantes.

A primeira parte debruça-se sobre quadros de memória, para retomar o léxico de Maurice Halbwachs, esclarecendo conceitos, interacções e redes de memórias. Um plano a que se traz um olhar iconográfico além da análise de discursos.

A segunda parte incide sobre lugares de memória, expressão de Pierre Nora para visitar, em imagens, alguns memoriais, museus, sítios e vestígios com o passado que interpela o presente pela sua micro vs. macro-história.

WS Idalina Conde 30JAN2016

PROGRAMA:

I. QUADROS DA MEMÓRIA
Memórias, de pessoal a coletiva e histórica
Narrativas com vozes, silêncios e esquecimentos
Registos, de factual a simbólico e ficcional
Redes de memórias, modos de solicitar e interpretar
A abordagem iconográfica e análises de discursos

II. LUGARES DE MEMÓRIA
Imagens para refletir sobre contextos: museus, memoriais, sítios, vestígios
Remembrance, de lembrar a comemorar
Testemunho e trauma; resgates e controvérsias
Relações da micro com macrohistória

IDALINA CONDE – Perfil em https://iscte-iul.academia.edu/idalinaconde
Professora e investigadora no ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa, doutorada em sociologia; autora de diversos trabalhos sobre abordagens biográficas, a condição artística e espaços culturais. Desde 2008 realizou cursos e workshops sobre auto/biografias, memórias e histórias de vida. Desenvolve atualmente uma linha de estudos sobre a Europa com iconografias da arte, património, e a abordagem de problemáticas entre as quais as da literacia cultural e da remembrance; relações entre história e memória.

Inscrição (35 euros): a ficha de inscrição será enviada aos participantes após contacto para
write.iccultura@gmail.com (Fernando Ribeiro, 96 006 75 34)

Anúncios