Esta semana no CCIF/UMAR… dias 9, 10, 13 e 14 de Dezembro

A programação do Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) estará ao rubro nesta semana que se inicia, com 4 actividades culturais nos dias 9, 10, 13 e 14 de Dezembro.

Seg, 9 de Dezembro 18h30 // Cine-Debate “Women are Heroes” 

womenareheroesLembramos que na 2ª feira, dia 9, decorrerá no CCIF/UMAR a exibição do documentário “Women are Heroes” com espaço para debate, uma iniciativa do Projecto ISI contra a Violência de Género (promovido pela UMAR como o apoio da CIG/POPH/QREN/FSE)

Terça, 10 de Dezembro 18h30 // Conferência “Amor, Medo e Poder: percursos de vida para a não violência”

amor, medo e poder

No dia 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos e último dia dos 16 dias de activismo contra a violência de género, Maria José Magalhães, coordenadora do Projecto “Amor, Medo e Poder: percursos de vida para a não violência” fará a apresentará dos resultados deste projecto.

“Através desta pesquisa, conseguiu-se avaliar os serviços de apoio a mulheres vítimas/sobreviventes de violência doméstica e de género, quer do ponto de vista dos profissionais, quer das suas utilizadoras, numa perspectiva de profundidade, no sentido da compreensão dos processos que contribuem para o fim da violência, assim como daqueles que bloqueiam a mudança.”

Sexta, 13 de Dezembro 18h30 // Natal, raízes pagãs, e (re)interpretações. A Virgem Maria “a outra mulher”: construção patriarcal e subversão feminista 

natal_raizes_pagas

Esta iniciativa contará com a comunicação da investigadora Helena Neves; leitura de poemas pela actriz Sofia Aparício; interpretação musical pelo tenor e compositor Rui de Luna.                                   

Sábado, 14 de Dezembro 10h30-17h30 // Empoderamento da mulher o feminino e a percepção do corpo. Técnicas de percepção e bem-estar do corpo, dando força e poder ao feminino, o sentido da acção e da escolha

empoderamento_da_mulher Consciencialização de direitos pessoais e sociais, num empoderamento que possibilita a aquisição da emancipação necessária à superação da dependência, devolvendo força e dignidade para o      encontro de si, na liberdade de decidir e controlar o destino com responsabilidade e respeito.

Com exercícios práticos de expansão do corpo, de percepção e energia, pretendo organizar uma sequência de posturas e respirações, para se sentir uma forma de controlo e de canalização dos        movimentos e da acção, mesmo a mental, a partir da presença e da consciência do corpo e da personalidade.

Valor de inscrição: 20€ sem almoço; 25€ com almoço;
A inscrição deve ser formalizada com pagamento feito por transferência bancária
através do NIB: 0007 0000 1026 7700 1642 3
e envio do respectivo comprovativo para tinybee1@gmail.com
com referência a assunto
‘workshop – empoderamento da mulher-‘
ficha de inscrição:
NOME ___________________________________
MORADA ________________________________
TELEFONES _______________________________ E-­‐MAIL: ________________________________
NIF_______________________________________
PROFISSÃO: ______________________________

Centro de Cultura e Intervenção Feminista CCIF/UMAR
Rua da Cozinha Económica, Bloco D, Espaços M e N
Alcântara – Lisboa
Tel: 351 218775007;
Tm 351 919870590 / 351 966335338

Cristina Benedita
Coreógrafa/encenadora, pesquisa em dança, teatro e voz desde 1993. Viveu e estudou na Holanda (1993/1996) no European Development Center, desenvolveu técnicas de corpo com vários mestres internacionais da área. Tem estudos de música (1986/1991) e dança, Conservatório de Lisboa (1982/87) e licenciou-se em Dança, Ramo Espectáculo, Escola Superior de Dança/Instituto Politécnico de Lisboa (1990).
Mestre em Comunicação e Artes, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade de Lisboa (2012), onde desenvolveu Trabalho de Projecto sobre Memória e Representação (através) do Corpo tese on-line: (http://run.unl.pt/bitstream/10362/7664/1/pmestcristinabenedita2012.pdf). Doutoranda em Comunicação e Artes, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, onde investiga o corpo e a percepção do/no mundo para um maior poder do humano.
Tem uma larga experiência pedagógica em teatro, dança, voz e integração com crianças, jovens e adultos (Escolas Profissionais de Teatro, Formação Contínua de Professores, Escolas/Estúdios de Dança, Associações de Estudantes) e organizando e apresentando espectáculos para Municípios, Centros Culturais, Associações Artísticas e Sócio-Culturais e em Festivais nacionais e internacionais. Estudou Dança Vocal e Terapias Somáticas com Patricia Bardi (curso por módulos intensivos) em Amesterdão, no Centro ‘Vocal Movement Integration’ (http://www.patriciabardi.com/studie.html). Coordena vários workshops de Movimento, Voz e Drama na Bélgica, na Alemanha, na Holanda, na Itália, em Inglaterra e em Portugal desde 1996.
Participação em Terra LUME – festival de teatro em fevereiro de 2013 em Campinas e estagiou em março e abril 2013 na Companhia LUME Teatro, com demonstrações, workshops, visionamentos dvd, leituras, simpósios, acompanhamento de espectáculos em Curitiba (cidade) e em São Paulo (estado e cidade), através do apoio da ‘Gestão e Direitos dos Artistas’ (Portugal).

http://www.myspace.com/beneditacristina

http://portfoliocristinabenedita.wordpress.com/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s