O primeiro mês de vida do CCIF – Outubro foi assim.

O CCIF estreou-se com um debate animado sobre formas de intervenção feministas, desde os feminismos radicais dos anos 70 à SlutWalk.  Manuela Tavares começou por introduzir o debate, fazendo uma ponte entre a SlutWalk e o activismo dos anos 70.

Qui 6 18h // Dos anos 70 à SlutWalk: Perspectivas feministas de formas de intervenção // com Cristiana Pena, Helena Loureiro e Manuela Tavares

Helena Loureiro começou por designar a SlutWalk como uma acção do feminismo infantil, criticando duramente esta forma de intervenção, por considerar que tem efeitos contraproducentes para os feminismos e por se afastar das “mulheres reais” – aquelas que não estariam na SlutWalk nem na tertúlia.

Em resposta, Cristiana Pena diz que o risco de ser violada é real, pelo que a divisão entre “mulheres reais” e “outras mulheres” é, em si, fictícia. Para além disso, recusou a visão tradicional des-sexualizada dos feminismos tradicionais, criticando a vigilância conservadora dos corpos das mulheres e definindo a SlutWalk como uma forma de intervenção que contraria essa vigilância e como momento de empoderamento.

O debate teria ainda muito por onde continuar e o público bem o demonstrou com as múltiplas questões e comentários. Teremos mais slutwalks? E teremos mais debates sobre elas? Apesar dos riscos reais que a slutwalk acarreta (como todas as formas de intervenção, no fundo), os impactos e mobilizações são inegáveis. Continuemos marchando! E continuemos também pensando sobre o percurso.

***

Sex 7 20.30h // Tertúlia Mulheres Compositoras do séc. XII ao séc. XXI // com Luís Ribeiro e Maria João Albuquerque

Luís Ribeiro e Maria João Albuquerque conduziram uma belíssima conversa em torno da música e mulheres compositoras, percorrendo vários séculos e vários nomes. À semelhança de outras áreas artísticas, a invisibilidade das mulheres é marcante e são iniciativas como estas que vão permitindo desocultar a criação e o papel das mulheres, na história.

***

Qua 12 18h // Conversa sobre Hortas Urbanas // com Mara Sé (GAIA), José Mariano (Associação Colher para Semear), Céu Vigário (Horta das Laranjeiras) e Erika Sagar (Rede Ecovida do Brasil)

A vontade de fazer, no jardim do CCIF, uma horta serviu de mote à conversa sobre Hortas Urbanas que decorreu a 12 de Outubro, pelas 18h. Mara Sé, José Mariano, Céu Vigário e Erika Sagar foram as/os especialistas em agricultura urbana biológica que convidámos para nos ajudarem neste processo tão novo para nós e que já está em curso! A par de questões práticas de criação de uma horta, debatemos também o porquê de uma horta biológica num espaço feminista. Estamos a criar um grupo de voluntariado da horta feminista. Se quiseres participar, contacta-nos!

***
Qui 13 19h // Tertúlia Maria Mendes, artista plástica, Vida e Obra de uma ilustre desconhecida // com Maria Antónia Fiadeiro
Para muitas/os das/os presentes, Maria Mendes era uma perfeita desconhecida. Talvez por isso mesmo, Maria Antónia Fiadeiro se propôs falar sobre esta artista plástica, no CCIF. Após o visionamento de um breve filme sobre Maria Mendes, decorreu uma tertúlia em que Antónia Fiadeiro partilhou informações sobre a vida e a obra da artista. Saímos a conhecer um pouco melhor esta excepcional artista e mulher de uma coragem inspiradora.
No leilão de obras de arte e livros autografados, que o CCIF dinamizará em Novembro, temos o privilégio de ter uma obra de Maria Mendes, generosamente oferecida por Maria Antónia Fiadeiro.
***
Ter 25 18.30h // Leitura Colectiva – Novas Cartas Portuguesas // Organização Faces de Eva – Estudos sobre a Mulher, em colaboração com a UMAR
A 25 de Outubro realizou-se a Leitura Colectiva das Novas Cartas Portuguesas, uma iniciativa das Faces de Eva em colaboração com a UMAR, que o Centro de Cultura e Intervenção Feminista acolheu com o maior gosto. Entre as pessoas presentes, esteve Maria Teresa Horta que, para além de ler excertos das Novas Cartas Portuguesas, partilhou histórias com o público.

    

Em Dezembro, nos dias 16 e 17, a atenção às Novas Cartas Portuguesas continuará, com a iniciativa LEITURAS IMPARÁVEIS – Um dia com as Novas Cartas Portuguesas. Contaremos com performances, exposições, música, leitura contínua, tertúlias, escrita colectiva, entre muitas outras actividades. Esta iniciativa conta com a colaboração e presença de Maria Teresa Horta e Ana Luísa Amaral, poeta e coordenadora do Projecto Internacional Novas Cartas Portuguesas – 40 anos depois.

***

Qua 26 21.30h // Ciclo de Cinema Mulheres Palestinianas, Filme Lemon Tree // Organização CES e UMAR

O tão esperado e sonhado ciclo de cinema sobre Mulheres Palestinianas, uma organização conjunta do CES e da UMAR, pelas mãos de Shahd Wadi e Júlia Garraio, chegou finalmente ao CCIF. As organizadoras começaram por introduzir o ciclo e apresentar os filmes, tendo-se seguido a exibição de Lemon Tree, um emocionante filme sobre a luta de uma viúva palestiniana. Seria difícil escolher melhor filme para iniciar este ciclo, pela dimensão que nos dá do conflito entre Israel e a Palestina, mas também a opressão e resistência face ao patriarcado, num país ocupado. Patrícia Fonseca, jornalista da Revista Visão e distinguida pela sua reportagem sobre Gaza, conduziu a conversa que se prolongou até depois das 00:00 tal era o interesse sobre o(s) tema(s). O ciclo decorre todas as quartas-feiras, até 26 de Novembro, altura em que se realizará o Curso Livre sobre Feminismos Árabes e Islâmicos.

***

Sex 28 19h // Tertúlia sobre Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e Intervenção Feminista // com Joana Sales (UMAR), Alice Frade (APF), Marina Pignatelli (ISCSP), Teresa Fragoso (CIG)

Inserido no Projecto “Mulheres no Mundo. Olhares Feministas”, financiado pela CIG – Comissão pela Cidadania e Igualdade de Género, a tertúlia sobre Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) pensou este tema a partir de uma visão crítica. As presentes consideram que o cumprimentos dos ODM continuam postos em causa pelas políticas neoliberais e pelas evidentes violações dos Direitos Humanos das Mulheres, em vários pontos do mundo.

Foi também este projecto que tornou possível a criação da Agenda Feminista 2012, já disponível na livraria do CCIF.

***

Sáb 29 10h // Oficina de postais pelos Direitos das Crianças // Organização ComuniDária e UMAR
17h // Tertúlia sobre Poliamor // com Daniel Cardoso e Inês Rôlo // Organização Clube Safo

A fechar o mês, o CCIF abriu às crianças – timorenses, brasileiras, angolanas, nigerianas, portuguesas -, a convite da Associação ComuniDária – Integração de Migrantes e Minorias Étnicas . Na oficina de postais pelos direitos das crianças, estivemos a pensar o que é pertencer a minorias étnicas, a partir do artigo 30º dos Direitos das Crianças, usando pincéis, aguarela, colagens, lápis de cor e outros materiais. Os postais criados vão ser copiados e usados pela associação na feira da solidariedade, para angariar fundos.
   
De tarde, o CCIF acolheu a Tertúlia sobre Poliamor, organizada pelo Clube Safo, por onde passaram cerca de 50 pessoas. Após o visionamento do documentário “Férias em Vale de Galdérias”, tivemos xs autorxs, via skype, a falarem sobre o filme e membros do PolyPortugal conduziram a tertúlia que se estendeu por 3horas de debate animado.
   
O primeiro mês de vida cultural do CCIF foi também isto – e muito mais que os resumos deixam sempre de fora e as imagens só mostram parcialmente. Novembro já aí está e, com ele, mais iniciativas culturais. Vejam a programação de Novembro, aqui.
Grande parte destas iniciativas tinha sido bem menos saborosa sem os deliciosos cozinhados da Teresa Sales. Se ainda não provaram, não sabem o que andam a perder!
***
O CCIF continua disponível para acolher as vossas propostas. Contactem-nos – o CCIF é vosso!
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s