Inauguração e Programação Cultural do CCIF, na TSF

   Centro de Cultura e Intervenção Feminista inaugurado esta quinta-feira

    Este espaço localizado em Alcântara, que inclui a realização de eventos dedicados à temática da mulher, resulta de «luta antiga» que implicou «conversações, petições e reuniões com a câmara».
O Centro de Cultura e Intervenção Feminista é inaugurado, esta quinta-feira, em Lisboa, um espaço que inclui, por exemplo, o Centro de Documentação Elina Guimarães, em homenagem a esta feminista do séc. XX, e um local para debates.

Filmes, debates, teatros e workshops são algumas das actividades previstas para este centro de cultura, que terá, em Outubro e Novembro, um ciclo de cinema dedicado à mulher palestiniana que será interligado com um curso livre de feminismo árabe e islâmico.

«Temos também workshops em que vamos fazer performances, produção artística, de cultura e de representações alternativas. Temos ainda debates sobre economia, peças de teatro e várias outras iniciativas até Dezembro», indicou a coordenadora de programação cultural deste centro.

Em declarações à TSF, Salomé Coelho adiantou também que a criação deste centro, que está localizado em Alcântara, «é uma luta antiga que culmina com este reconhecimento e valorização da UMAR e dos próprios feminismos».

«É uma luta antiga em que o papel da Manuela Tavares foi imprescindível. Implicou várias conversações, petições e reuniões com a câmara. Se não tivéssemos o centro o próximo passo seria acamparmos em frente à câmara municipal com todos os nossos documentos», explicou.

Neste centro, que tem também uma livraria, uma sala de conferências e um bar, poderão também ser consultados vários livros sobre os Direitos das Mulheres que estão reunidos numa biblioteca.

No arranque deste centro, serão distribuídos aos convidados alguns kits feministas, cujo «conteúdo espelha um percurso de 36 anos da UMAR, a sua produção, nomeadamente os roteiros feministas da cidade de Lisboa, catálogos do centro de documentação, documentação própria da UMAR».

Notícia Áudio, aqui.

Reportagem de Joana de Sousa Dias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s